Chegou a altura de ver algumas das ferramentas que estão disponíveis para fazer o meu tutorial.
A minha colega Patrícia já apresentou uma opção no seu blog, que pode ser consultada aqui:
Trata-se, como poderão ver, do Camstudio.
Também a Melissa fez o seu trabalho e encontrou o Adobe Premiere Pro, como podem ver aqui:
Mas ainda existem muitas mais opções. Depois de algumas pesquisas encontrei mais algumas opções que poderão ser consideradas. Irei agora falar vos de duas das alternativas que encontrei e que poderei vir a utilizar.
Em primeiro lugar irei falar sobre o Webinaria.
Trata-se de um programa gratuito de fácil utilização, capaz de capturar toda e qualquer ação que fizermos no nosso computador.
O download pode ser feito de forma rápida e depois é só executar. Este programa, na minha opinião tem uma vantagem comparativamente com o que foi apresentado pela Patricia, uma vez que permite que se faça uma edição rápida no nosso video, logo depois de terminar a sua gravação.
Aqui poderão ver como funciona este programa:
Encontrei uma outra ferramenta denominada TipCam.
É igualmente um programa gratuito que grava videos na nossa area de trabalho. O TipCam faz videos até 20 minutos com audio de qualquer atividade no nosso computador. Os controles são fáceis e existem várias opções de configuração. O facto de apenas permitir 20 minutos de gravação, poderá ser um problema, em alguns casos. Mas nada como ver o programa em ação, por isso aqui fica:
Certamente haverão muitas mais opções, agora há que escolher a que considero melhor. Por enquanto não irei tomar uma decisão definitiva, pois acho melhor analisar melhor as opções disponíveis. E como ainda tenho tempo, mais vale fazer uma análise mais atenta, para evitar dissabores.
Excelente, fase 3 está feita! ;-)
Muito boa análise, e muito útil para o grupo. Estudem a hipótese os uso do Webinaria ou do TipCam, como alternativa aos programas não gratuitos.
Os 20 minutos não me parece um problema. Penso que devem pensar em 10-15 minutos por "lição", mesmo que seja necessário dividir a mesma lição em vários vídeos. Quanto mais fraccionarem o vídeo mais fácil é para as pessoas entenderem em que ponto do "curso" vão. É mais fácil recordar que vão no vídeo 5, que fixar que vão no vídeo 2 no minuto 2,54. Se compararmos com um livro é mais fácil que vamos no capítulo 5 do que vamos na página 15, paragrafo 2, ou algo do género.
Sugiro testar os programas que refere. Quando já temos uma ideia do que podemos utilizar, o melhor que podemos fazer é testar e formar uma ideia pessoal. Fale com as suas colegas, elas já andaram a testar a criação de alguns vídeos simples.